Nada como começar do básico. E para inaugurar as postagens do blog, vamos iniciar pelo ingrediente mais básico da culinária mundial, o arroz.
Originário da Ásia e consumido a mais de 5 mil anos, esse ingrediente está presente na mesa de quase todos os comensais do mundo. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse nutritivo e versátil ingrediente:
1 - CLASSE DO ARROZ:
Grão curto
O grão é curto e largo, de coloração esbranquiçada, o que significa ser mais novo, e fica empapado com mais facilidade depois de cozido; é usado tradicionalmente em pratos doces.
Grão médio
O grão é curto de cor menos esbranquiçada que o anterior; é uma variedade de arroz italiano (tipo arbório) que fica com consistência cremosa depois de cozido; ideal para preparar risotos.
Grão longo:
O grão é longo e fino, de coloração perolada e translúcida. Depois de cozido fica com uma consistência leve e macia, além de bem soltinho. É utilizado na maioria dos pratos salgados.
2 - SUBGRUPO:
Parboilizado
Passa por um processo em vapor de alta pressão e conserva maior quantidade de nutrientes; não precisa ser lavado antes da preparação; os grãos ficam inteiros e bem soltinhos.
A origem da denominação arroz parbolizado derivada do inglês partially bailed (parcialmente fervido), indicando o tratamento dos grãos em água quente, sob pressão, o que faz com que os nutrientes sejam transferidos da parte externa para a interna. Neste tipo de tratamento conserva-se 30% a 60% das vitaminas e sais minerais.
Integral
Proporciona maior quantidade de vitaminas e minerais do que o beneficiado. Por ter uma consistência mais dura, demora mais tempo para cozinhar.
Arroz polido
Após a colheita, o arroz é descascado e submetido a um processo de polimento, conhecido como alvejamento, para deixá-lo branco. Em seguida, é submetido à oleatura (um leve engorduramento dos grãos para ficarem brilhantes), para depois selecionar os grãos, conforme o tipo de arroz a ser comercializado. O grãos quebrados, defeituosos, marinheiros e quirela são separados. É o tipo mais consumido no Brasil e classificado em cinco tipos de acordo com a qualidade dos grãos, os mais conhecidos são os tipos 1 e 2.
Valor nutricional do arroz
O arroz é um alimentos rico em carboidratos na forma de amido , por isso a sua principal função é energético. Mas não é só: o arroz tem proteínas, minerais e vitaminas do complexo B.
O arroz integral e o polido são semelhantes; porém, o primeiro tipo mantém uma quantidade maior de fibras e nutrientes, pois não é descascado nem polido.
Comparando o arroz com os demais cereais, as suas proteínas são de ótima qualidade e possui uma melhor digestibilidade na forma polida que a integral.
As proteínas do arroz, ao contrário dos outros cereais, não se localiza apenas na película, mas se espalha por todo o grão. Desta forma, o amido é permeado pelas proteínas, dando-lhe um alto valor nutricional de fácil digestão.
O perfil de nutrientes do arroz pode ser melhorado com a adição de outros alimentos em seu preparo, como o leite, as carnes, aves, ovos, peixes, legumes e queijos. Mais do que isso, o arroz é um alimento versátil que pode ser utilizado de maneiras simples a elaborações sofisticadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário